Quem Somos

Guimarães da Costa iniciou a sua actividade em 1974.

O Despachante Oficial José M. Guimarães da Costa iniciou a sua actividade há mais de 45 anos, detendo uma posição relevante na área das alfândegas, quer do ponto de vista das valências profissionais, quer de automóvel, óleos industriais e alimentares, alimentação, electrónica, entre outras.

A relação com alguns clientes tem mais de mais de 35 anos. Esta capacidade de retenção de clientes deve-se à estabilidade da qualidade do serviço, ao cumprimentos rigoroso das regras impostas pelas estruturas dos clientes, ao forte empenho nas diligências, para com sucesso resolver problemas decorrentes da actividade.

O recurso a serviços de IT em parceria com os nossos clientes, dando-lhe o controlo e o acompanhamento de todas as diligências relacionadas com o seu serviço, liberta a sua estrutura de contactos com todos os intervenientes da sua cadeia de logística, e vinculando as responsabilidades.

Acreditamos que a posição de relevo atingida no mercado ao longo dos anos se deve particularmente:

1Ao desejo de estarmos na vanguarda do desenvolvimento e actualização no âmbito dos acontecimentos da área aduaneira/fiscal; imagem perante a administração aduaneira;
2Ao nosso quadro técnico constituído por vinte e dois profissionais continuamente actualizados e totalmente identificados com os rigorosos princípios e padrões de desempenho exigidos;
3 Ao empenho na permanente melhoria do serviço ao Cliente;
4 À procura constante em exercer um papel de relevo na logística das empresas, propondo soluções integradas com vista à redução de meios e de custos.

No ano de 2018 e depois de 10 anos de partilha de experiência e conhecimento profissional com o seu Pai, Joaquim Guimarães da Costa, torna-se no novo CEO da GDC – Despachante Oficial.

Mestre em Gestão pela Universidade de Lisboa e Despachante Oficial com a Cédula N.º 635, Joaquim Guimarães da Costa herda a missão de continuar a conduzir a Empresa ao sucesso, sustentando cada vez mais a imagem sólida, credível e de grande competência.

Fomos o primeiro e somos o único Despachante Oficial em Portugal a ser certificado pela IFCBAInternational Federation of Customs Brokers Association – entidade de referência a nível mundial, reguladora das boas práticas e competências aduaneiras.

Há 45 anos que a GdC – Despachante Oficial contribui para a construção e consolidação de uma sólida e consistente actividade no Comércio Internacional dos seus Clientes.

FLEXIBILIDADE OPTIMIZAÇÃO
FINANCEIRA
CUSTOS FIXOS
VS CUSTOS VARIÁVEIS
REDUÇÃO DE CUSTOS
E INVESTIMENTO
OPERACIONAL
MAIOR CAPACIDADE
DE RESPOSTA
MELHOR PERFORMANCE
VENDAS / LOGÍSTICA

Mais de 45 anos de confiança

A nossa prestação de serviços a Empresas em diferentes áreas de actividade permitiu–nos um desenvolvimento e adequação por sector.

Garantias

Os despachantes oficiais, para exercerem a sua profissão, devem prestar uma caução por depósito, fiança bancária ou seguro-caução que servirá de garantia, em primeiro lugar, ao Estado e aos restantes lesados, se os houver.

A legislação fiscal e aduaneira, nacional ou comunitária, exige, relativa ao exercício da profissão, nomeadamente relativamente às declarações em que intervenha:

a   Fazer utilização da boa técnica aduaneira no exercício da sua profissão

b  Efectuar todas as diligências que se revelem adequadas ao exercício das suas funções

Os despachantes oficiais, no exercício da sua profissão, devem prestar toda a colaboração que se revelar necessária às entidades oficiais, nacionais e comunitárias, coordenadoras da luta contra a fraude e evasão fiscal e aduaneira.