História

O Despachante Oficial José M. Guimarães da Costa iniciou a sua actividade há mais de 45 anos, em 1974.

A Ordem dos Despachantes Oficiais é uma das associações públicas que regulam as profissões publicitadas. Embora existam referências ao despachante oficial desde o Século XVI, a profissão só viria a ser oficializada e o seu exercício devidamente regulamentado pelo decreto nº 7 de 7 de Dezembro de 1864 assinado pelo Rei D. Luís.

O Despachante Oficial José M. Guimarães da Costa iniciou a sua actividade em 1974, detendo uma posição relevante na área das alfândegas, quer do ponto de vista das valências profissionais, quer de automóvel, óleos industriais e alimentares, alimentação, electrónica, entre outras.

A relação com alguns clientes tem mais de mais de 35 anos. Esta capacidade de retenção de clientes deve-se à estabilidade da qualidade do serviço, ao cumprimentos rigoroso das regras impostas pelas estruturas dos clientes, ao forte empenho nas diligências, para com sucesso resolver problemas decorrentes da actividade.

No ano de 2018 e depois de 10 anos de partilha de experiência e conhecimento profissional com o seu Pai, Joaquim Guimarães da Costa, torna-se no novo CEO da GDC – Despachante Oficial.

Mestre em Gestão pela Universidade de Lisboa e Despachante Oficial com a Cédula N.º 635, Joaquim Guimarães da Costa herda a missão de continuar a conduzir a Empresa ao sucesso, sustentando cada vez mais a imagem sólida, credível e de grande competência.